Manual do paciente para manter a saúde bucal em dias!

Escovação: Higiene bucal e uma escovação correta é o primeiro passo para a prevenção de doenças periodontais e cáries. Use uma técnica adequada : Posicione a escova num ângulo de 45°, dirigindo as cerdas para a junção dos dentes com as gengivas. É importante remover toda a placa bacteriana que se deposita próximo à gengiva, enquanto você está escovando os dentes. Isto, além de fortalecê-las, previne o aparecimento de doenças gengivais.

Fio Dental: Ele garante a remoção eficaz de detritos alimentares das superfícies laterais dos dentes onde a escova não alcança, evitando o acúmulo de placa bacteriana e o surgimento de cáries e doenças gengivais nestes locais. O fio dental deve ser usado diariamente!!! Corte aproximadamente 50 cm de fio e enrole as extremidades nos dedos médios. Use os polegares para conduzir o fio suave e cuidadosamente entre os dentes superiores. Evite o contato brusco do fio com as gengivas para não machucá-las. Curve o fio suavemente ao redor da superfície lateral de cada dente e movimente-o cuidadosamente para cima, penetrando ligeiramente abaixo da linha da gengiva. Mova o fio para os lados, removendo a placa. Lembre-se de limpar completamente cada dente separadamente.

Cárie: A cárie é uma doença causada por bactérias que liberamácidos na boca provocando a corrosão dos dentes, iniciando-se pelo esmalte e podendo alcançar a parte viva, o que pode causar muita dor e até mesmo a morte do dente.

Mau Hálito: Não sendo caracterizado como doença o mau hálito está relacionado a problemas do organismo e principalmente da boca . Alguns fatores como o estresse, hábitos alimentares, dentes cariados, causas endógenas, problemas estomacais, também contribuem para aumentar essa desagradável sensação, porém a placa bacteriana da língua ou saburra lingual, é a principal responsável em 90% dos casos, pois a fermentação dos alimentos contidos nessa placa gera liberação de gazes à base de enxofre provocando o mau cheiro.

Siso: Os terceiros molares conhecidos como dentes do siso, normalmente irrompem na cavidade bucal entre os 17 e 25 anos de idade, ou seja, são os últimos a aparecerem na boca.Um terceiro molar parcialmente irrompido pode provocar gengivites, abscessos, irritação local, dor, edema e até mesmo o aparecimento da cárie dental, já que a higienização se torna extremamente difícil e dolorosa na região.Quando o terceiro molar fica totalmente incluso, pode produzir reabsorção do dente vizinho, transtornos dolorosos e até degenerações.A extração do terceiro molar está indicada quando ele está mal posicionado, não há espaço suficiente na arcada, nos quadros de dor, quando a irrupção não se completa ou por indicação ortodôntica.

TRATAMENTOS

IMPLANTODONTIA

A perda de dentes é um problema comum a milhões de pessoas. Infelizmente, existem muitas dificuldades associadas a esta situação. Pessoas com este problema sofrem com a insegurança e tem sua autoestima e bem estar abalados. O implante dentário com o tratamento adequado é o caminho para solução para estes problemas.

PERIODONTIA

É a especialidade que visa a prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação (osso) e proteção (gengiva) dos dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias. O tratamento é realizado com a remoção da placa bacteriana aderida por meio de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.